terça-feira, 4 de maio de 2010

Enfim, o lançamento!

Texto: Felipe Gurgel
Foto: Régis Capibaribe



Mais de 30 músicos convidados participaram de "Movimento", disco coletivo dirigido e produzido por Gustavo Portela. O lançamento ocorre no próximo dia 23 de maio, no Teatro do Centro Dragão do Mar, em Fortaleza (CE). O repertório de 11 faixas transita entre o samba, o rock, a MPB - repaginados por sintetizadores e naipe de metais, dentre outras combinações de arranjos

Gustavo Portela assume o expediente de produtor musical em "Movimento" - disco com repertório de canções próprias, parcerias e versões; feito em colaboração com mais de 30 músicos convidados. O trabalho é um aperitivo tanto da vivência de Gustavo pelo circuito da noite de Fortaleza (CE), como da experiência de seus grupos autorais. Hoje, o Encarne. E antes, o Et Circensis. O lançamento ocorre no próximo dia 23 de maio no Teatro Dragão do Mar, em Fortaleza (CE), com a presença de boa parte dos músicos que gravaram para o projeto e deram uma cor diversificada ao Movimento. O show será gratuito.

O projeto é a permissão que Gustavo Portela teve para fazer tudo dentro do estúdio: tocar, criar, arranjar, dirigir, um pouco de cada coisa. O que tinha tudo para ser um projeto solo convencional teve outra lógica. Movimento é um disco coletivo. Um trabalho atual, feito do modo “2.0” – termo adotado para designar a cultura colaborativa hoje tão comum em tempos consolidados pela Internet. O disco conta com a participação de músicos e intérpretes da música brasileira feita no Ceará. São 11 faixas reunindo convidados sob a influência da música tradicional à contemporânea, da nova MPB ao rock independente, do samba à música de baile. Tudo repaginado por sintetizadores, naipe de metais, dentre outras várias combinações de arranjos.

Movimento traz a co-autoria de Adelson Viana (acordeom), Aldenor Paiva (voz), Andréa Manoel (voz), Andréa Piol (voz/ Encarne), A Pessoa Bob (acordeom/ violão), Cristiano Pinho (cavaquinho), Daniel Groove (voz/ O Sonso), Danilo Guilherme (baixo/ III Dan), Denílson Lopes (bateria), Éden Barbosa (guitarra/ Meu Amigo Imaginarium), Ferreira Júnior (sax), Hoto Júnior (percussão), Kibe (bateria/ Fóssil), Igor Caracas (percussão/ Breculê), Jean Fernandes (piano), João Leão (sintetizadores), Jorge Lima (violoncello); Juliana Roza, Lorena Chagas e Samira Carvalho (vozes do Fulô da Aurora); Lucas Ribeiro (baixo), Márcio Rezende (sax), Mariano (voz/ argentino radicado em Canoa Quebrada/CE), Pádua Pires (cordas), Pantico Rocha (bateria e voz), Paulo Façanha (voz/ carreira solo), Piter Ernandis (trompete), Régis Damasceno (baixo/ Cidadão Instigado), Ricardo Abreu (flughel), Rômulo Santiago (trombone), Tiago Sousa (trompete), Vitor Colares (guitarra/ Fóssil), Vitoriano (voz/ carreira solo) e Zoo (voz/ Alegoria da Caverna).

De novembro/2009 a Janeiro/2010, todos eles passaram pelo crivo do estúdio Planeta, no Dionísio Torres, em Fortaleza, e tiveram suas passagens documentadas pelo blog “Gustavo em Movimento”, assinado pelo jornalista Felipe Gurgel – um making of das gravações do disco e espaço de interatividade online entre a construção do trabalho e o público. O projeto conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult – CE), através do I Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Deficiência.

Serviço – Lançamento de Movimento, disco coletivo com Gustavo Portela e convidados. No domingo, 23 de maio, às 19h, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema – Fortaleza/CE). Acesso: 1kg de alimento não-perecível. Os alimentos serão doados para a Associação dos Deficientes Físicos do Ceará. Preço do CD à venda no local: R$ 10,00 (valor promocional). Mais info.: (85) 3488.8600

3 comentários:

  1. Finalmente! quero meu CD autografado, lógico! Eu, que sou a fã número 1, vou ter que desapontar meu ídolo com minha ausência no show de lançamento. Acontece que meu mestrado aqui no Rio está atrasado, além dos preços das passagens aérias nessa época do ano. Sinto muito, Gu. Espero que vc saiba que eu quero demais estar lá, só para estar com você, e de quebra, ouvir suas músicas, que eu adoro.

    ResponderExcluir
  2. Ju, não acredito que depois de comentar todos os posts deste blog você não vai comparecer ao lançamento. Que decepção, hehe

    ResponderExcluir
  3. Vitor Colares (guitarra/Fóssil & O Garfo)*

    ficou massa, parabéns pro gustavo, principalmente!
    abraço, com respeito e admiração

    Guy Marley.

    ResponderExcluir