segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Semana de 23 a 27/11

Texto: Felipe Gurgel
Fotos: Danilo Guilherme
A semana passada rendeu: entre algumas sessões que a cobertura do blog não pegou - como a gravação do baixo de Lucas Ribeiro e da bateria de Marcelo 2Hum - o registro de percussão predominou na construção de "Movimento" *. Igor Caracas (Nigroover / Breculê / Consiglia Latorre) deu as caras no estúdio logo na segunda - feira (23). Cedo, a partir das 9 da manhã, ele tinha um certo problema pra resolver: gravar uma linha percussiva para "Ela Jaz" - música de Fábio Dória (Macula) carregada de melodias fortes e estrutura torta (!). Ela consta no único EP lançado pelo ex-trio cearense.

Igor e seu set percussivo espalhado pelo estúdio


Sem uma lógica linear, "Ela Jaz" deu trabalho para Igor começar as gravações. "Ainda bem que eu não tô com a (versão) original na cabeça", dizia o percussionista, ainda entendendo como acertar a música. Em "Movimento", a canção ganhará uma versão mais delicada, diferente da original. "Penso em chamar a Kátia Freitas pra cantar essa música, não sei se ela toparia", especula Gustavo, sobre o(a) titular da voz principal.

A dificuldade de "Ela Jaz" também está na interpretação do próprio Fábio Dória, que gravou a guia de registro da música no estúdio. "Se não entrar na onda dele, fica pra trás", observou Danilo Guilherme - outro músico parceiro do projeto (ele fez a canção que dá nome ao disco) e fotógrafo oficial das sessões. Danilo é autor de "Escolher Pra Quê?", parceria com Fernando Catatau que rendeu a música de trabalho de Uhuuu, último álbum do Cidadão Instigado.

Depois de gravar a levada principal, Igor partiu para as "perfumarias" do arranjo percursivo. Do set de percussão que levou para o estúdio, puxou um "ocean drum" - espécie de pandeiro gigante que simula o som do mar - e gravou num take só.

Meu Amigo Imaginarium - Na quinta (26), foi a vez de Éden Barbosa (Nigroover / Racional Soul) gravar com Gustavo duas músicas de sua banda autoral, a instrumental Meu Amigo Imaginarium. Também percussionista, Éden gravou "Gelo Fino" e outra música ainda sem nome. Vez por outra, Gustavo costuma tocar baixo com o grupo. A gravação, que começou pela manhã, teve pausa para um almoço tardio (das 14h30 às 15h10). Cheguei bem na hora que o Gustavo e o Jael (videomaker) lavavam roupa suja com o Éden por conta de atraso e dispersão no estúdio.

Éden, Jacinta e Gustavo: Meu Amigo Imaginarium no estúdio


Depois de ouvir as reclamações e soltar uma série de sugestões para o nome da banda de Gustavo (tipo "Gustavo Mãozinha e os Dedinhos Nervosos"), Éden voltou mais concentrado ao estúdio. E fez "Gelo Fino" com Jacinta (do grupo Samba de Rosas) dividindo as congas.

* Este projeto foi contemplado pelo I Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Deficiência (Secult - CE)

3 comentários:

  1. Sugestão para o nome da música que não tem nome: Juliana! ahahhaha. Ju Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço a Kátia pessoalmente, e comentei com ela sobre o que eu li aqui, que vcs pretendem chamá-la... Ela disse que está aberta a convites, e até, tomei a liberdade, e mandei o link pra a mesma ler o post... Boa sorte! Fico aqui torcendo pela parceira...

    Abçs!

    ResponderExcluir