sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

As Andréas

Texto: Felipe Gurgel
Fotos: Danilo Guilherme e Felipe Gurgel

Duas cantoras foram as primeiras mulheres a participar das sessões de gravação de Movimento*. Andréa Santos (UFC) e a xará Andréa Piol (Encarne) gravaram vozes nesta semana, de segunda (7) até cá.

A Fuga

Na minha avaliação, "A Fuga" é uma das melhores composições do Gustavo Portela. E para o disco, ele convidou Andréa Santos, cantora do curso de graduação da UFC, para gravar a faixa. O primeiro registro da canção, por sinal, é na voz da xará, Andréa Piol - lançado no segundo EP do Encarne. Em "Movimento", a música ganha uma modelagem mais pop se comparada ao arranjo suavizado do grupo autoral.

Na segunda (7), cheguei ao estúdio às 14h30 enquanto ela ouvia "A Fuga" com o Gustavo. Andréa Santos já tinha gravado uma música própria com ele comandando a mesa, para participar de um festival da UECE. "Tenho muita música própria guardada, preciso gravar isso", diz ela, que por enquanto não tem grupo fixo e se dedica exclusivamente à graduação.

Gustavo ajeita o microfone antes de Andréa Santos cantar

"A faculdade me suga muita energia. Estudo lá onde o vento faz a curva (na Casa José de Alencar, Alagadiço Novo)", conta. Bem tímida, ela fica acanhada quando o Danilo tenta tirar fotos dela no estúdio se preparando para gravar. O jeito foi fazer as imagens de modo que ela não percebesse, de dentro da sala técnica, no escuro.

Com nítida técnica vocal, Andréa Santos gravou duas vozes diferenciadas, em tons distintos. "Ela tem um timbre peculiar, né", percebeu Gustavo.


Pra Você

Andréa Piol (re)apareceu no estúdio na quarta (9). Chegou bem na hora que uma equipe de reportagem da TV O Povo gravava entrevistas comigo, Gustavo, Danilo e com Cristiano Pinho - que gravou um cavaquinho para "Ela" (Pantico Rocha). Ainda com a presença da equipe, Andréa tinha de passar a voz e ainda se concentrar mesmo com o movimento atípico no estúdio.

Andréa Piol relaxa depois de gravar "Pra Você"

Ela cantou "Pra Você", parceria do Gustavo com o Cláudio Mendes - cuja história já contei neste blog a pretexto da gravação do violão do Bob para a faixa. Enquanto a cantora aquecia a voz, o repórter da TV, Daniel Aderaldo, achou a música familiar. "Cara, acho que já ouvi isso...", comentou, enquanto apurava matéria para o Viva - programa de cultura da emissora local. Na próxima postagem, falo com mais detalhes sobre a passagem da TV pelo estúdio.

Não sei se houve influência da quantidade de gente no estúdio, mas a cantora demorou a se encontrar na música. Até brinquei com ela que a TV tinha atrapalhado a concentração. Por fim, "Pra Você" pareceu feita para a voz dela, com a delicadeza - afinada com a bela melodia executada pelo violão - que já faz da parte do DNA das linhas vocais do Encarne. Pra quem ficou curioso: Andréa Piol tem feito poucos shows com o grupo autoral, mas canta samba todas as sextas na Cabana da Negona (Varjota).

* Este projeto foi contemplado pelo I Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Deficiência (Secult - Ce)

Nenhum comentário:

Postar um comentário