domingo, 6 de dezembro de 2009

Movimento: A Música

Texto e Fotos: Felipe Gurgel

Quarta (3) foi um dia longo para o disco. Às 10h (horário que músico normalmente dorme), cheguei ao estúdio e de cara o Gustavo me avisa que o Adriano Azevedo (baterista) ia furar - por conta de um compromisso dele na Casa Civil do governo. De última hora, o produtor ligou para outros músicos a fim de preencher o horário, mas nada feito. O próprio Gustavo aproveitou o tempo livre e pôs sintetizadores em Movimento* - a faixa-título.

Gustavo gravou sintetizadores em "Movimento" - a música

Pausamos para o almoço e comemos na (rua) Joaquim Nabuco. Na volta, pegamos o Bob (Argonautas) em casa para ele refazer um solo de acordeon em "A Fuga". Veio com uma cadela de estimação na mão. Pensei que ela iria para o estúdio, mas a bichinha só pegou uma carona até o pet shop.

Embora fosse um solo, Bob matou o compromisso logo que o Gustavo deu a deixa: "Pode relaxar, tem muita nota ainda". A exemplo da manhã, à tarde tivemos outro furo: a equipe da TV O Povo visitaria o estúdio para gravar uma reportagem sobre o processo de gravação e este blog, mas remarcou - sem problemas - para próxima quarta (9). Perderam uma sessão diferenciada: nesta tarde, o argentino Mariano - que nega qualquer sobrenome ("na minha banda me chamam de ´João Gilberto´", diz ele) - gravou a voz da faixa-título.


Mariano (de blusa amarela) e Bob (de pernas cruzadas) passaram pelo estúdio no mesmo dia

"Quero ser cearense", dizia o cantor, cheio de sotaque da terra natal ainda, revelando o objetivo que o fez voltar pra Fortaleza no último mês de março, depois de passar um ano na Argentina. Ele toca de terça a domingo na praia de Canoa Quebrada (CE), por onde fatura cerca de R$ 50 por dia. "Sou da periferia, da região metropolitana de Buenos Aires", conta. "Volta pra lá, macho, é muito mais civilizado do que aqui", avisa Gustavo. "O próprio cearense não se valoriza. Vida mais sofisticada não quer dizer que seja melhor", devolve Mariano (sabiamente).

O cantor gravou com a presença do autor da música no estúdio. "Vou sair da frente do cara", dizia Danilo Guilherme, para não intimidar. O compositor parecia meio inseguro, embora dissesse que não. E de vez em quando não resistia em dar pitaco na performance do argentino, mesmo dizendo para todos dentro do estúdio - incluindo a cantora Andréa Piol, que apareceu no meio da sessão - que estava "relax".

Gustavo apaga a luz da sala técnica para favorecer a concentração do vocalista. E Mariano cantava em portuñol, na verdade. O que deu um diferencial à interpretação da música e deixou o clima dela (sem querer parecer óbvio) mais latino possível - embora o português dele não saísse com a pronúncia super correta. Confira abaixo neste vídeo gravado com trecho da sessão:





* Este projeto foi contemplado pelo I Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Deficiência (Secult - Ce)





Um comentário: