sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A Metaleira

Texto e Fotos: Felipe Gurgel


Rômulo, Márcio (de boné) e Gustavo (à direita) conversam sobre os arranjos de sopro

A gravação do naipe de metais das músicas "Perfume ao Vento" (Daniel Groove) e "Ela" (Pantico Rocha) foi o foco da última sessão antes das festas de fim de ano. Na segunda, último dia 14, o veterano saxofonista Márcio Rezende conduziu o registro da "metaleira" ao lado de Rômulo Santiago (trombone) e do sonolento Ricardo Abreu (trumpete). Logo às 9h da manhã, Gustavo cifrava Perfume ao Vento para o Márcio não perder tempo na criação dos arranjos da música. Enquanto isso, pouco depois, Rômulo e Ricardo chegavam e tomavam partido do que estava acontecendo. Eles se revezam nos metais da Groovytown. "A gente toca de galho em galho", conta o trombonista.

Os músicos ainda conheciam a cifra da música na sala da técnica quando o Danilo Guilherme chegou no estúdio. Quem acompanha este blog sabe que o Danilo está em todas na gravação de Movimento*. E fica tirando foto aqui e acolá. "Já viu disco voador? Os caras estão bem ali perto da minha casa, das antenas de televisão", dizia ele, me mostrando a imagem de algumas luzes esquisitas no céu.

Posicionando os microfones para o registro dos metais, Gustavo me avisa que a (cantora) Kátia Freitas topara gravar "Ela Jazz", mas que antes precisava ouvir a música e conferir se teria algo a contribuir com o arranjo. Ela já ouviu a versão da Macula no My Space depois que o produtor encaminhou alguns links da banda. "Ela gostou (da música), mas não entendeu nada da letra", observa ele.

O trio de músicos entra na sala de gravação para se posicionar e começar os trabalhos com "Perfume ao Vento", sob uma espontaneidade natural entre eles e com Gustavo. Mais velho que os outros dois, Márcio Rezende puxa o saxofone guardado: "esse case tem mais de 30 anos". Dos mais novos, Rômulo é o mais falante e solta piada o tempo todo. Ricardo, mais quieto, não escondia que morria de sono. Depois de passarem o som com a música e treinarem a respiração, alguém avisa: "A boa, agora". O trio passa um segundo arranjo e na hora que fui filmá-los a bateria da máquina já era.

Como não deu pra filmar, eis o registro de imagem da preparação antes de gravar

Sem tempo ruim pra fazer piada, Rômulo simulava um mugido de boi no trombone quando o trio errava a execução. E depois que os três fecharam o arranjo, Márcio ainda gravou uma flauta. "Só vamo ali, não chamem outros não, viu", avisa Ricardo, antes dos músicos saírem para um café.

De "Perfume ao Vento", eles começam a pensar n`"Ela". E Márcio Rezende preparou um arranjo de flauta para o samba de Pantico Rocha. Enquanto o saxofonista desenrolava, Ricardo aproveitava a pausa nos trabalhos do trumpete para tirar um cochilo de braços cruzados no sofá, até ser interrompido por Rômulo com um beliscão entre as pernas. "Gravando?", acordou o trumpetista de uma vez. "Não, dormindo...", respondeu Rômulo.

De fato, os sofás do estúdio são convidativos pra dormir e eu mesmo aproveitei um bom pedaço. Acordei e percebi que, ao contrário das duas passagens isoladas de "Perfume ao Vento", "Ela" tinha vários trechos preenchidos pelos metais e Gustavo ia pedindo mais ainda.

* Este projeto foi contemplado pelo I Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Defiência (Secult - Ce)

5 comentários:

  1. não vejo a hora de ouvir esse CD! te amo, gu.

    ResponderExcluir
  2. e ai? acabou? não tem mais gravação? que ta acontecendo? quero saber, me atualizaem

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana,

    A gravação acabou, o Gustavo tá finalizando a mixagem pra poder mandar o disco pra fábrica e lancá-lo. Creio que deve sair em março.

    ResponderExcluir