Como tem sido de praxe às quartas - feiras, no último dia 9 muita gente passou pelo estúdio. Além dos músicos convidados e do próprio Gustavo, uma equipe de reportagem da TV O Povo foi registrar essa movimentação. E fez o "Making of do Making of" do Movimento* - o disco. Como ficou a reportagem, eu ainda não sei. Em contato com a Camila Vieira, produtora de lá, ela me avisou: amanhã (quinta, 17), às 22h40, o material editado vai ao ar a partir do segundo bloco do programa Viva, apresentado pela Isabel Andrade. Tem reprise na sexta, às 11h. A TV é o canal 23 da NET, 11 da TV Show e 48 pelo sinal aberto (UHF).

Denílson escolhe quais peças usaria para gravar "Ela"
Músico de pegada forte, Denílson me diz que começou ouvindo AC/DC, Black Sabbath e outras bandas de hard rock, e por um tempo foi taxado de não alisar: “a música cearense normalmente é muito comportada, então eu era criticado (pela pegada), tocava com o bumbo forte”. Ele e o Gustavo Portela saem para tomar um café antes de gravar. Nesse tempo, percebo que o Dellano Rios (repórter do Diário do Nordeste) tinha adiado a passagem dele pelo estúdio mais uma vez, que estava marcada pela manhã.
Depois do café, voltaram cheios de idéia para a música da vez: “Ela” é de autoria do Pantico Rocha. Um samba esperto que rima Ipanema (Rio de Janeiro) com Praia de Iracema (Fortaleza) - talvez uma referência autobiográfica sobre as duas cidades em que o músico reside. Gustavo me conta que o Pedro Luís e a Parede também tem trabalhado numa versão dessa música. Nas mãos de Denílson, a levada d`“Ela” sai rapidinho, em poucos takes.
O batera ainda gravou "Ei Morena” - que por coincidência saía enquanto o autor da composição, Danilo Guilherme, chegava no estúdio. É a música com mais clima de praia do disco. Quando o Gustavo ainda definia o repertório do projeto, havia uma indefinição sobre o título dela. Danilo chamava “Morena da Hora”. Gustavo preferia “Ei Morena”. Prevaleceu a segunda opção.
Danilo Guilherme é autor de "Ei Morena" e está presente em quase todas as sessões de gravação do disco
Depois do almoço, aguardávamos o Cristiano Pinho chegar para fazer o cavaquinho d`“Ela”. O guitarrista chega e - já que não é muito de falar - logo pega uma cifra pra aprender a música. Ele está com o segundo disco solo ("Cortejo") recém-lançado e fez temporada promocional um dia desses. Além disso, Cristiano acompanha a mulher Kátia Freitas, Fagner, e por aí vai.
Logo que o Cristiano entra na sala e começa a gravar, a TV O Povo aparece pra fazer a reportagem sobre a gravação do disco com foco neste “making of”, “blog-doc”, ou “diário de gravação”, como preferiu chamar o repórter Daniel Aderaldo. Ele veio acompanhado de Glauber Martins (assistente) e Sérgio Ricardo (cinegrafista). O detalhe é que a pauta que o Daniel pegou sobre o estúdio dizia que era um "Big Brother Musical" - em referência ao registro do que acontece durante as sessões de gravação do disco. Não exatamente, mas fica a idéia para um próximo projeto similar. Basta o Airtinho deixar a gente instalar as câmeras pra transmissão ao vivo.Entrevistaram o Cristiano (trecho no vídeo abaixo), eu, Gustavo e o Danilo para a edição. A reportagem involuntariamente rompe a dinâmica da gravação e nós temos que se portar como se eles não estivessem no estúdio. Difícil. No meio da reportagem, o Cristiano teve que sair pra atender outro compromisso e ficou de voltar depois. Retornou quando a TV já tinha ido embora. “Cara, acho que vai ficar massa”, comentou Daniel, antes de ir.
* Este projeto foi contemplado pelo I Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Defiência (Secult - Ce)
Boa ideia, a do blog. Dá pra ir acompanhando e se sentindo um pouco parte do projeto. Bom ver tantos artistas importantes e interessantes juntos em Movimento!
ResponderExcluirbjs