quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O Making of do Making of

Texto e Fotos: Felipe Gurgel

Como tem sido de praxe às quartas - feiras, no último dia 9 muita gente passou pelo estúdio. Além dos músicos convidados e do próprio Gustavo, uma equipe de reportagem da TV O Povo foi registrar essa movimentação. E fez o "Making of do Making of" do Movimento* - o disco. Como ficou a reportagem, eu ainda não sei. Em contato com a Camila Vieira, produtora de lá, ela me avisou: amanhã (quinta, 17), às 22h40, o material editado vai ao ar a partir do segundo bloco do programa Viva, apresentado pela Isabel Andrade. Tem reprise na sexta, às 11h. A TV é o canal 23 da NET, 11 da TV Show e 48 pelo sinal aberto (UHF).

Antes da chegada da TV, o expediente no estúdio começou cedo. Às 9h, o baterista Denílson Lopes apareceu para gravar duas músicas: "Ei Morena" e "Ela". Enquanto montava o set pra gravar, o batera me contou a história dele todinha. Denílson tem 20 anos de vida free lancer no cenário musical local. "Sou da panela", brinca ele, que acompanhou Kátia Freitas, Manassés, Cacau Brasil (com quem excursionou pela Europa e pelos Estados Unidos), Paulo Façanha e até Fagner (nos anos 90). “Eu costumava dar aula também, mas não tava dando pra conciliar, sempre tem gravação ou show pra fazer”, observa.

Denílson escolhe quais peças usaria para gravar "Ela"

Músico de pegada forte, Denílson me diz que começou ouvindo AC/DC, Black Sabbath e outras bandas de hard rock, e por um tempo foi taxado de não alisar: “a música cearense normalmente é muito comportada, então eu era criticado (pela pegada), tocava com o bumbo forte”. Ele e o Gustavo Portela saem para tomar um café antes de gravar. Nesse tempo, percebo que o Dellano Rios (repórter do Diário do Nordeste) tinha adiado a passagem dele pelo estúdio mais uma vez, que estava marcada pela manhã.

Depois do café, voltaram cheios de idéia para a música da vez: “Ela” é de autoria do Pantico Rocha. Um samba esperto que rima Ipanema (Rio de Janeiro) com Praia de Iracema (Fortaleza) - talvez uma referência autobiográfica sobre as duas cidades em que o músico reside. Gustavo me conta que o Pedro Luís e a Parede também tem trabalhado numa versão dessa música. Nas mãos de Denílson, a levada d`“Ela” sai rapidinho, em poucos takes.

O batera ainda gravou "Ei Morena” - que por coincidência saía enquanto o autor da composição, Danilo Guilherme, chegava no estúdio. É a música com mais clima de praia do disco. Quando o Gustavo ainda definia o repertório do projeto, havia uma indefinição sobre o título dela. Danilo chamava “Morena da Hora”. Gustavo preferia “Ei Morena”. Prevaleceu a segunda opção.

Danilo Guilherme é autor de "Ei Morena" e está presente em quase todas as sessões de gravação do disco

Depois do almoço, aguardávamos o Cristiano Pinho chegar para fazer o cavaquinho d`“Ela”. O guitarrista chega e - já que não é muito de falar - logo pega uma cifra pra aprender a música. Ele está com o segundo disco solo ("Cortejo") recém-lançado e fez temporada promocional um dia desses. Além disso, Cristiano acompanha a mulher Kátia Freitas, Fagner, e por aí vai.

Logo que o Cristiano entra na sala e começa a gravar, a TV O Povo aparece pra fazer a reportagem sobre a gravação do disco com foco neste “making of”, “blog-doc”, ou “diário de gravação”, como preferiu chamar o repórter Daniel Aderaldo. Ele veio acompanhado de Glauber Martins (assistente) e Sérgio Ricardo (cinegrafista). O detalhe é que a pauta que o Daniel pegou sobre o estúdio dizia que era um "Big Brother Musical" - em referência ao registro do que acontece durante as sessões de gravação do disco. Não exatamente, mas fica a idéia para um próximo projeto similar. Basta o Airtinho deixar a gente instalar as câmeras pra transmissão ao vivo.

Entrevistaram o Cristiano (trecho no vídeo abaixo), eu, Gustavo e o Danilo para a edição. A reportagem involuntariamente rompe a dinâmica da gravação e nós temos que se portar como se eles não estivessem no estúdio. Difícil. No meio da reportagem, o Cristiano teve que sair pra atender outro compromisso e ficou de voltar depois. Retornou quando a TV já tinha ido embora. “Cara, acho que vai ficar massa”, comentou Daniel, antes de ir.



* Este projeto foi contemplado pelo I Edital de Incentivo às Artes para Pessoas com Defiência (Secult - Ce)

Um comentário:

  1. Boa ideia, a do blog. Dá pra ir acompanhando e se sentindo um pouco parte do projeto. Bom ver tantos artistas importantes e interessantes juntos em Movimento!
    bjs

    ResponderExcluir